Visite as Unidades de Triagem
Você sabia que todo resíduo reciclável recolhido pelo DMLU é encaminhado para uma das Unidades de Triagem formalizadas (para acessar a lista de UTs,
clique aqui), onde cerca de 700 pessoas vivem da organização e venda dos materiais?
Nesses locais, os trabalhadores fazem a separação por caracterização dos materiais, como plástico colorido, plástico branco, aparas, papelão, papel, embalagens longa vida e vidros. Após a triagem, a maioria dos materiais é prensada e agrupada em fardos, antes de serem vendidas para a indústria de reciclagem e/ou reaproveitamento.
Além de auxiliar na geração de emprego e renda, separar o lixo significa contribuir com a preservação do meio ambiente. A reciclagem aumenta a vida útil dos aterros sanitários, já que diminui a quantidade de resíduos a serem dispostos; economiza recursos naturais; reduz o consumo de energia; e retira do lixo materiais que levariam muitos anos para se decompor, como plástico (450 anos), latas de alumínio (200 anos), vidro (1 milhão de anos) e embalagem longa vida (100 anos).
Porto Alegre foi a segunda capital brasileira a implantar a Coleta Seletiva. Em 7 de julho de 1990, foi dado início ao sistema na cidade. Apesar de todo este tempo e de a Coleta Seletiva em Porto Alegre atualmente atender 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões pelo menos duas vezes por semana (19 bairros são atendidos três vezes por semana), ainda é grande a massa de recicláveis encaminhada de forma irresponsável para a Coleta Domiciliar e Automatizada, ou seja, não é separada na fonte e é descartada junto com os orgânicos e rejeito. Das cerca de 1200 toneladas de resíduos encaminhadas diariamente para o Aterro de Minas do Leão pela Coleta Domiciliar, cerca de 23% poderia ter um destino mais nobre junto às Unidades de Triagem. Ou seja, cerca de 276 toneladas a mais de recicláveis poderiam ser encaminhadas para a reciclagem. Nos dois últimos meses de 2015, o volume de recicláveis encaminhado para a as Unidades de Triagem atingiu a marca de 122 toneladas.
Muitas pessoas desconhecem a importância do trabalho realizado nas Unidades de Triagem. Conhecer este trabalho é uma das formas de se sensibilizar para o correto descarte! Quando vemos as equipes trabalhando e manuseando os resíduos pensamos duas vezes antes de entregar os materiais sujos (com orgânicos) para a Coleta Seletiva. Para evitar mau cheiro e atração de vetores, recomendamos utilizar o guardanapo da refeição para retirar o excesso dos orgânicos. É possível ainda utilizar a água de enxague das louças, evitando o desperdício de recursos naturais.
Também é fundamental embrulhar em jornal ou encaixotar os vidros para evitar cortes nos catadores!
Para agendar a vista a uma das UTs, envie e-mail para
dmlu@dmlu.prefpoa.com.br com o número de visitantes, instituição e opções de datas e horários pretendidos para conhecer este trabalho.